Setembro Amarelo: Para evitar o Suicídio falar é a melhor solução

Mês de setembro é alusivo ao combate e prevenção ao suicídio, Prefeitura e CVV devem realizar atividades durante o mês


Durante todo o mês de setembro, haverá um movimento de conscientização da população sobre a realidade do suicídio. O ‘Setembro Amarelo’ foi criado para mostrar a realidade sobre o suicídio, afinal, dados afirmam que para mais de 90% dos casos existe prevenção. Segundo dados em cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas. O suicídio é considerado um problema de saúde pública.

O assunto ainda é tratado como tabu, apesar dos números. Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas e deixar de falar sobre o assunto só colabora para esse distanciamento social, o assunto suicídio deveria fazer parte, de forma muito natural, da roda de amigos, nas escolas, casas religiosas e dentro das casas.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

Em Três de Maio, as atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, serão realizadas em parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Valorização da Vida (CVV). Nesta semana será divulgada a programação do mês.

O assunto suicídio já está sendo trabalhado em Três de Maio pela Secretaria de Saúde e CVV, no mês de agosto os órgãos, iniciaram um ciclo de palestras sobre “Valorização da Vida”, a primeira palestra foi realizada em Progresso.

Texto: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação