SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE PALESTRA SOBRE O CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Atividade ocorreu na Câmara de Vereadores e fez parte da programação do Setembro Amarelo


Para discutir sobre o suicídio, situação que tem colocado o Rio Grande do Sul em segundo lugar no ranking de atentado contra a vida no Brasil, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria de Saúde de Três de Maio, com apoio da SETREM, promoveu um Seminário de Valorização à Vida, na tarde de hoje, 23. 
A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores e integrou a programação do Setembro Amarelo, que visa à conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, destacando suas formas de prevenção. 
No evento, o coordenador nacional do Centro de Valorização da Vida (CVV), João Régis da Silva, apresentou o Centro e suas atividades às 160 pessoas presentes e anunciou que esteve conversando com o prefeito municipal, Olívio José Casali e com a secretária de Saúde, Jacira Taborda, para instalar um posto do CVV em Três de Maio. “Queremos mostrar para a comunidade que existe esse tipo de trabalho preventivo, que acolhe pessoas que procuram apoio emocional quando estão com pensamentos suicidas, por intermédio do telefone 188”, ressalta. 
José destacou que a linha de trabalho do CVV garante sigilo e anonimato durante a conversa e que é expressamente proibido questionar sexo, idade, condição e classe social. “Toda pessoa pode utilizar o serviço do CVV para desabafar, seja jovem, adulto, idoso ou criança, pois o centro é democrático em aceitar e compreender totalmente a visão das pessoas”, ressalta. 
A secretária Jacira enfatiza que o posto seria muito importante para o Município, pois entre as 20 cidades no país com maior incidência de incidência de suicídio, 11 são gaúchas, sendo que Três de Maio ocupa o segundo lugar. “Em 2016 tivemos quatro suicídios e 14 tentativas de suicídio, de pessoas entre 13 e 64 anos, sendo 12 do sexo feminino”, enfatiza.
Para implantar uma unidade do CVV é necessário realizar um treinamento para voluntários com 35 horas de duração e, posteriormente, capacitação, com uma equipe de Santa Maria, que é o posto CVV mais próximo dos seis instalados no Rio Grande do Sul. 
Após a palestra, acadêmicas do Curso de Psicologia da SETREM realizaram uma dinâmica com as pessoas presentes enfocando a valorização à vida.