Secretaria da Mulher desenvolveu Curso de Corte e Costura

Capacitação foi voltada para as confecções femininas e reuniu 13 mulheres


Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher promoveu um curso de Corte e Costura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural. 

O curso foi realizado, entre 02 e 05 de outubro, sendo ministrados pela instrutora do Senar, Eloísa Figur, que repassou às alunas conhecimentos sobre a tabela de medidas, modelagem e corte e costura. 

Conforme Eloísa, o curso vem com o objetivo de capacitar as mulheres para a costura e produção de peças de vestuário feminina. Eloísa destacou que o apoio do Poder Público em Três de Maio é algo muito importante para a execução das atividades. “Os cursos acontecem com um tripé, mulheres-Senar-Prefeitura, em muitos lugares que desenvolvemos os cursos, não existe um empenho tão grande do Poder Público, o município de Três de Maio oferece o espaço, os materiais e as máquinas, algo que não acontece em todos os municípios”, destaca.

Conforme a secretária de Políticas da Mulher, Márcia Herbertz, as alunas confeccionaram e puderam levar para casa os itens produzidos. A secretária ainda falou sobre a importância do desenvolvimento de cursos profissionalizantes para as mulheres. “O curso é profissionalização e incentivo para inserção no mercado de trabalho, ampliação da renda familiar e até mesmo para desenvolver a integração e como uma terapia para as participantes, que se divertem ao longo das aulas”, destaca.

A participante do curso, Felipa, destacou que não tinha conhecimento algum sobre costura e que agora está muito animada para realizar mais capacitações, segundo ela, a máquina de costuras que tinha em casa nunca havia sido usada e agora com o conhecimento adquirido, vai praticar em casa e fazer roupas para a família.

O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, participou do encerramento da atividade, acompanhado da primeira-dama, Rosângela Copatti. O prefeito falou sobre a caminhada que as mulheres desempenham em Três de Maio, na busca por melhores condições e espaços, de inserção no mercado de trabalho e melhoria na qualidade de vida. “O Governo Municipal é parceiro da caminhada que vocês estão trilhando, além de permitir a melhoria da renda familiar, buscamos a interação social das mulheres com o desenvolvimento de cursos profissionalizantes”, destaca. O prefeito ainda lembrou da construção do Espaço Margarida Alves, espaço este construído quando estava à frente do Executivo Municipal.

O Outubro Rosa foi lembrado durante a atividade, mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama, apoiado amplamente pelo Governo Municipal. O prefeito falou com as mulheres presentes sobre a importância de realizar os exames de rotina, e procurar um médico sempre que a mulher perceber algum sintoma que não é comum.

O próximo curso de Corte e Costura, vai abordar o vestuário masculino e está marcado para os dias 6 à 9 de novembro.

Texto e fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fale conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 98129-4324