Prefeitura e SINE entregam carteiras de artesão em Três de Maio

Principais benefícios do documento são a possibilidade de formalização do trabalho, venda em feiras e isenção de alguns impostos


A Prefeitura, o Sine e a Artemaio, entregou a Carteira de Artesão para 22 artesãos e artesãs aqui no município de Três de Maio. O documento é destinado aos artesãos e trabalhadores manuais. Entre os benefícios do registro estão a possibilidade de participação em feiras de artesanato, tanto no país como fora dele, em oficinas e cursos de artesanato, acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais), possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários, entre outros.

A Secretária de Políticas da Mulher de Três de Maio, Márcia Herbertz, destacou que a entrega dessas carteiras é um passo importante dado pelas entidades responsáveis, pois todas buscam as possibilidades de crescimento dos trabalhos manuais. “É um reconhecimento e uma valorização do trabalho do artesão como uma profissão. A Secretaria de Políticas da Mulher realiza muitos cursos que possibilitam que eles possam ampliar seu conhecimento e desenvolver novas técnicas”, destaca.

A vice-prefeita, Elaine Fischer, falou sobre as conquistas que os trabalhadores do artesanato tiveram nos últimos tempos e destacou principalmente os projetos de ampliação destas conquistas, defendidas pela atual gestão. “Essas carteirinhas trazem credenciamento, reconhecimento, credibilidade e dignidade à profissão, por que artesão é profissão. Essa carteirinha traz garantias profissionais para vocês e estamos muito felizes de poder estar entregando elas a cada um de vocês. Nosso compromisso, meu e do prefeito Copatti é ampliar o apoio aos artesãos e vamos buscar executar as demandas da classe aqui em Três de Maio”, finaliza.

Segundo o Programa Nacional do Artesão, são artesão aqueles profissionais que utilizam matéria prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

Receberam a Carteira: Angelina Dallemolle, Angelita Marmitt, Célia dos Santos, Danusa Perin, Gene Cassol, Irineu Schumann, Jainete Scheibler, José de Mattos, Lidiane Scherer, Lorena Schereiber, Lucia Marmitt, Maria Lucia Giehl, Maria Foletto, Marinês Figueira, Marli Matz, Marli Bandurski, Michele Kaiser, Olinda Hergert, Rosângela Steffler, Sueli de Oliveira, Valdir Maier, Vera Lucia Kuhler.

Texto e fotos: Gabriel Lautenschleger / Assessoria de Comunicação