Prefeitura estuda a criação de Ciclorrota em Três de Maio

Segundo o Executivo, a medida está sendo estudada para melhorias aos ciclistas


A promoção da qualidade de tráfego é uma necessidade das Prefeituras, e aqui em Três de Maio não é diferente, por isso, o Executivo Municipal, desde o início da gestão, está buscando estudar o círculo de ruas e avenidas e promover melhorias para a qualidade no trânsito. Pensando nisso, a Prefeitura está planejando as melhorias para os ciclistas também, fomentando a prática, para além de um esporte, um estilo de vida.

Como aqui em Três de Maio o trânsito de bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões é compartilhada, algumas medidas estão sendo colocadas em projetos para melhorar a segurança para todos, e para isso, é muito importante ouvir quem entende de ciclismo, por esse motivo, o prefeito de Três de Maio, Altair Copatti e o Secretário de Habitação e Urbanismo, Fernando Trage, receberam os membros da Associação de Ciclistas de Três de Maio, a TM Bikers, para ouvir sobre o assunto.

Segundo o Secretário Fernando, a Prefeitura está fazendo projetos para implantação de melhorias para os ciclistas, porém, ainda não tem definição quanto a que ruas seriam implantadas inicialmente. Segundo ele, a prefeitura está dialogando a questão ciclismo desde o início da gestão, vendo qual a melhor das opções para Três de Maio. “A Associação explanou que defende a implantação de ciclorrotas, que permitiriam o trânsito harmônico entre todos. Essa opção da Associação está vindo ao encontro do que a Prefeitura pensa, afinal, os investimentos para implantação são consideravelmente menores que nas demais opções”, destaca o Secretário.

Fernando ainda destaca que o Conselho de Trânsito aprovou uma cadeira para os ciclistas na composição do Conselho, o que mostra o interesse do órgão em discutir as questões do ciclismo com quem utiliza formas alternativas de mobilidade além dos automotores.

Atualmente a Secretaria de Habitação e Urbanismo em trabalho com a Secretaria de Planejamento ainda planeja questões de Infraestrutura para implantação em Três de Maio, como por exemplo as placas informativas e os Bicicletários, que são lugares para estacionamento de bicicletas, fomentando assim a prática do ciclismo para atividades cotidianas, bem como possibilidades para quem desejar trabalhar de bicicleta.

Segundo o Prefeito, as Secretarias Municipais planejam o Ciclismo como um todo, inclusive rotas rurais, pensando nos ciclistas que fazem as trilhas na área do interior de Três de Maio, esse trabalho está sendo organizado em transversalidade com as Secretarias de Habitação e Urbanismo, Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente, além da Secretaria de Obras.

A Associação apresentou as diferenças entre as três possibilidades para implementação do trânsito mais seguro com ciclistas:

- Ciclofaixa: É delimitada por pintura podendo ou não ter tachões (olho de gato). Pode ser de mão dupla, mesmo que a via seja mão única;

- Ciclovia: É separada por barreira física;

- Ciclorrota (modelo em estudo para Três de Maio): É quase igual uma faixa normal (compartilhada), as “bicicletinhas” pintadas na via são basicamente para reforçar que por ali passam bicicletas e para orientar os ciclistas quais são as rotas recomendadas.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação