Moradores dos bairros Schardong e Santa Maria são recebidos pelo Governo Mu

Habitações em situação irregular foram o motivo do encontro realizado no Auditório da Prefeitura


O prefeito de Três de Maio, Dr. Altair Copatti, recebeu na manhã da última segunda-feira, dia 06, moradores dos bairros Schardong e Santa Maria, o objetivo da reunião solicitada pela comunidade, foi de tratar o assunto de habitação, já que o local apresenta moradias com situação irregular. Ainda participaram da reunião a vice-prefeita, Eliane Fischer, o secretário de Habitação e Urbanismo, Fernando Trage e o vereador Josias Correa, que articulou a reunião em nome dos moradores.

Com as irregularidades que se apresentam, é impossível por exemplo, que os ocupantes do local tenham água encanada e luz elétrica, o que segundo os próprios moradores é uma situação complicada, devido principalmente ao fato de haver muitas crianças que residem no local.

O prefeito explicou para os presentes que permitir condições dignas à toda população é prioridade do Governo, porém, é preciso que tudo seja feito com muita responsabilidade, só pode ser feito o que é amparado pela legislação. Existe um processo judicial em tramitação sobre as irregularidades nos locais, e segundo a Procuradoria do Município, está sendo dada uma atenção especial para a situação, junto ao Ministério Público.

A reivindicação dos moradores é que fosse instalada uma espécie de torneira pública, para que eles pudessem coletar água para o consumo. Entretanto, é preciso que seja realizada uma consulta à justiça para ver a viabilidade desta solicitação, o que está sendo encaminhado nos próximos dias ao MP.

A prefeitura vai realizar um cadastramento aos moradores, para que seja dada uma atenção especial a questão de saúde e educação das crianças que residem nos locais irregulares, esse cadastramento será realizado em parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, contando com Enfermeiras e Assistentes Sociais.

Sobre a regularização das moradias, os técnicos da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo e o licenciador ambiental farão um estudo da área, para ver o que é Área de Preservação Permanente e quais as áreas existe a possibilidade de regularização.