Prefeitura arrecada 51,54% do IPTU em cota única

Números são considerados bons pela Secretaria Municipal da Fazenda


A Secretaria Municipal da Fazenda, esta recolhendo aos cofres públicos, os valores referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Mais da metade dos contribuintes efetuou o pagamento em cota única, e aproveitaram o desconto de 10%, concedido pela Prefeitura.

Entrevistamos o Secretário Municipal da Fazenda, Rudi Weber, para saber um pouco mais sobre os dados referentes ao IPTU 2017. Confira:

Pergunta Reportagem (PR): Quantos contribuintes pagaram em parcela única até o dia 16 de março, data até a qual era concedido 10% de desconto?

Secretário Rudi Weber: O total de contribuintes foi de 3.656, este número representa os que efetuaram o pagamento até o dia 16, e se beneficiaram com o desconto de 10%. O contribuinte que não utilizou do desconto de 10% para pagar o imposto até o dia 16 de março, poderá efetuar ainda o pagamento com 6% de desconto até 20 de abril e 3% de desconto para quem decidir pagar até 16 de maio de 2017. Para quem optar pelo pagamento em cota única, ele só poderá ser realizado até o dia 20 de junho, porém à partir de 16 de maio já não é concedido desconto. Para quem deseja realizar o pagamento parcelado, poderá seguir um cronograma de cinco parcelas, na qual as datas de vencimento são: 16 de março, 16 de maio, 18 de julho, 19 de setembro e 16 de novembro, quem optar pelo pagamento parcelado não tem direito a descontos.

 

(PR): Que análise o secretário Rudi Weber faz desse número? Surpreende, está dentro do esperado ou está abaixo do que se esperava?

Secretário Rudi Weber: As pessoas que pagam nessa primeira oportunidade, com esse desconto que eu chamo de atrativo, normalmente são as mesmas que efetuam o pagamento em cota única todos os anos, tanto que neste ano tivemos mais ou menos 60 contribuintes a mais em relação ao ano passado que utilizaram do benefício do desconto. São dados que consideram-se positivos, pelo fato de representar mais da metade de toda a arrecadação prevista e que foi recolhida antecipadamente.

 

(PR): Que montante todos esses pagamentos até o dia 16 representam? Ou seja, quanto isso soma em valores?

Secretário Rudi Weber: Os pagamentos até o dia 16, representam R$ 3.111.918,06 (três milhões, cento e onze mil, novecentos e dezoito reais e seis centavos). Nesse montante estão somados o valor Capital (que representa o IPTU), Taxas de Expediente, Taxa de Coleta de Lixo e Taxas Diversas (Bombeiros e demais valores). Essa arrecadação representa então 51,54% do total previsto.

 

(PR): Tem-se o número exato de quantos pagaram em parcela única de 17 de março até ontem, dia 05, período no qual, até 20 de abril, é concedido 6% de desconto?

Secretário Rudi Weber: Temos o valor recolhido e o que isso representa no montante total. O valor recolhido entre os dias 17 de março e 05 de abril, foi de R$ 91.656,03 (noventa e um mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e três centavos), e isso representa um percentual de 1,52% do total de contribuintes. A maioria dos contribuintes faz o pagamento nos últimos dias, ou seja, o número mais expressivo deve ser visto após o dia 20 de abril.

 

(PR): No total, quantos contribuintes (incluindo aí os que já pagaram) têm de pagar o IPTU neste ano?

Secretário Rudi Weber: Neste ano, a Secretaria Municipal da Fazenda realizou a distribuição de 10.163 carnês, esse número representa a quantidade de imóveis que devem recolher o imposto aos cofres públicos.

 

(PR): E qual é a estimativa de arrecadação com o imposto em 2017?

Secretário Rudi Weber: O valor total de IPTU soma o valor de R$ 4.147.556,04 (quatro milhões, cento e quarenta e sete mil, quinhentos e cinquenta e seis reais e quatro centavos). Somado a esse valor, a Taxa de Coleta de Lixo representa mais R$ 1.677.123,03 (um milhão seiscentos e setenta e sete mil, cento e vinte e três reais e três centavos). A Soma de Taxas de Expediente e demais taxas, como por exemplo a taxa de Bombeiros, soma mais R$ 212.787,42. Ou seja, a soma total prevista a ser arrecadada deve chegar ao valor total de R$ 6.037.466,49 (seis milhões, trinta e sete mil, quatrocentos e sessenta e seis reais e quarenta e nove centavos).

O valor arrecadado pode ser aplicado em melhorias como reformas no trânsito ou nas redes pluviais, pavimentação, e também pode ser destinado para todos os demais serviços ofertados pelo município, como escolas, saúde, desenvolvimento social, apoio cultural e demais áreas administradas pelo município.

Texto e foto: Gabriel Lautenschleger / Coordenação de Comunicação