Semana da Pátria terá atividades voltadas às Escolas de Três de Maio

Reunião definiu que encerramento será com mateada e apresentações artísticas


Na tarde da última quarta-feira, dia 09, a Secretaria Municipal de Educação realizou na Câmara de Vereadores, a reunião com as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, além da APAE, Escoteiros, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros onde foi definida a programação da Semana da Pátria 2017. A imprensa local, que foi convidada para o encontro, foi representada pelo Jornal Folha Cidade.

A Secretária Tânia Georgi, explicou que a ideia de realizar um diálogo com as entidades mostra um trabalho transversal entre todos, valorizando a opinião das mais diversas entidades.

O tema municipal da Semana da Pátria, vai permear a Sustentabilidade e a Consciência Ambiental.

Em comum acordo com os presentes, ficou estipulado que a abertura da Semana da Pátria vai ocorrer na Praça no dia 1º de setembro, com a chegada do Fogo Simbólico, as bandeiras permanecerão hasteadas na Praça com Iluminação Especial pelos 7 dias, sem serem retiradas à noite. No dia 1º, ainda vamos contar com apresentações das Escolas Dom Hermeto, Cardeal Pacelli, APAE e AABB (através dos projetos das Escolas Municipais).

Nos dias 4, 5 e 6 (segunda, terça e quarta-feira), a Programação de hasteamento e arriamento de bandeiras será executada em horas cívicas nas escolas, com apresentações das turmas e as Escolas poderão prestigiar os eventos umas das outras (essa definição ficará a critério de cada direção).

No dia 7, quinta-feira, será realizada na Praça, uma mateada reunindo todas as Escolas, e fazendo a integração com a Comunidade, esse momento do dia 7, inicia às 15 horas, com a condução do Fogo Simbólico pelo Corpo de Bombeiros e Escoteiros, às 17 horas ocorre a extinção do Fogo Simbólico e o arriamento das Bandeiras, com a finalização da Semana da Pátria.

Em um entendimento das Escolas e Entidades, ficou definido que não haverá desfile cívico, ficando este para ser realizado em 2018, contando com o apoio de todos. Mesmo não havendo desfile, as escolas que tiverem bandas marciais poderão no dia 07 executar apresentações durante a mateada.

O Fogo Simbólico ficará na Sede da Brigada Militar, e poderá percorrer durante os sete dias, as Escolas de Três de Maio, ficando à disposição para as atividades cívicas das Escolas.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação