Peça teatral orienta crianças e adolescentes sobre abuso e exploração sexual

A ação faz parte da programação de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS apresentou na última segunda-feira, dia 22, a peça teatral “O Nosso Segredo”. A peça foi executada pela Companhia Teatral Xexebéu, que montou sua lona de espetáculo ao lado da Prefeitura de Três de Maio.

A peça teatral contou a história de uma menina, que em decorrência ao trabalho da mãe, era cuidada por um tio, que praticava contra ela abusos sexuais, e ameaças caso ela contasse a alguém sobre o que eles praticavam. A história segue os moldes da vida cotidiana, pois muitas vezes a criança não denuncia exatamente por medo do agressor e por vergonha, achando que ela é culpada pela situação.

Segundo a Assistente Social do CREAS, Bianca Schardong, a ação de segunda-feira fez parte da programação desenvolvida por profissionais da Rede de Proteção à Criança no decorrer dessa última quinzena de maio em alusão a 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Pandolfo, o objetivo maior dessa campanha é justamente alertar a toda sociedade, para que a mesma esteja atenta, denunciando os casos de abusos e exploração sexual, que porventura estejam ocorrendo ou que venham a ocorrer envolvendo nossas crianças e adolescentes. “Qualquer cidadão pode denunciar casos de abuso, através dos telefones do Creas, do Disque 100, do Conselho Tutelar ou da Polícia Civil e Militar, a denúncia pode ser anônima”, destacou Marta.

O prefeito Altair Copatti destacou que é preciso falar sobre esse tema, pois só assim vamos alertar nossas crianças e adolescentes para que tenham força e denunciem esses crimes. Copatti ainda falou sobre projetos e a importância da Rede de Proteção da Criança e Adolescente, rede essa que está sendo estruturada pela atual gestão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com outras entidades e Poder Judiciário.

A violência ou exploração sexual pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há uma relação de parentesco entre a vítima e o agressor e extrafamiliar, quando não há relação de convivência familiar entre o agressor e a vítima. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar.

- Onde denunciar?

- Conselho Tutelar 3535-1725 ou 99926-8055

- Disque 100 - Direitos Humanos

- CREAS - 35358872 ou 996156992

Policia Civil/Militar - 190

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação