Prefeitura promove o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Atividades de conscientização ocorrem até o final do mês de maio no município e o assunto deve ser tratado também nas escolas


A Prefeitura de Três de Maio, através da sua Secretaria de Desenvolvimento Social, deu início hoje, 18 de maio, ao calendário do Programa Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente durante toda a segunda quinzena do mês de maio.

Estava programado para acontecer na manhã desta quinta-feira, uma “Blitz Educativa” onde, iriam ser distribuídos vários panfletos informativos da campanha para carros e motos, como também informações aos pedestres. A chuva que caiu no município não permitiu que a blitz fosse possível, sendo transferida para uma data posterior na próxima semana que deverá ser anunciada.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Pandolfo, o objetivo maior dessa campanha é justamente alertar a toda sociedade, para que a mesma esteja atenta, denunciando os casos de abusos e exploração sexual, que porventura estejam ocorrendo ou que venham a ocorrer envolvendo nossas crianças e adolescentes. “Qualquer cidadão pode denunciar casos de abuso, através dos telefones do Creas, do Disque 100, do Conselho Tutelar ou da Polícia Civil e Militar, a denúncia pode ser anônima”, destacou Marta.

A Prefeita em exercício, Eliane Zucatto Fischer, destacou que a atenção a Criança e ao Adolescente é um importante fator defendido pela gestão da Prefeitura e que não podemos fechar os olhos para esses crimes. “Realmente precisamos ficar atentos e não fecharmos os olhos para uma violência tão absurda que acontece diariamente em todo País, muitas vezes acontece dentro dos próprios lares. Precisamos combater abusos e para isso contamos com todo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente”, finalizou Eliane.

A violência ou exploração sexual pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há uma relação de parentesco entre a vítima e o agressor e extrafamiliar, quando não há relação de convivência familiar entre o agressor e a vítima. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar.

Lembrando ainda que o Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem início oficial em todo País, a partir de 18 de maio e vai até o final do mesmo mês.

Onde denunciar?

Conselho Tutelar 3535-1725 ou 99926-8055

Disque 100 - Direitos Humanos

CREAS - 35358872 ou 996156992

Policia Civil/Militar - 190

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação