Prefeitura permite mais agilidade e desburocratização para empresas

Implantação da REDESIMPLES e Sala do Empreendedor chega em Três de Maio como um destaque nas políticas de desenvolvimento da Economia


Um novo patamar para o desenvolvimento empresarial foi alcançado na Região da Noroeste do Rio Grande no Sul, com a integração de Três de Maio à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES). A cerimônia de oficialização do novo sistema e inauguração da Sala do Empreendedor foi realizada na quinta-feira, 31 de agosto, na sede da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura de Três de Maio, o SEBRAE e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIMPLES. O evento contou com a presença do prefeito Altair Francisco Copatti, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulino Menegat, do Gerente Regional do Sebrae-RS, Armando Pettinelli, o Secretário-Geral da JUCERGS, Cleverton Signor e o Presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny, além de secretários municipais, comunidade em geral e imprensa local.

O processo de adesão do município ao sistema começou em maio, durante a assinatura do termo de cooperação entre o Sebrae e a Prefeitura de Três de Maio, essa assinatura foi realizada durante a XV Expofeira do Agronegócio, e a evolução para um formato cada vez mais simplificado deve continuar ao longo de 2017.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulino Menegat, o processo para abertura e baixas de empresas com a Sala do Empreendedor e REDESIMPLES, visa uma agilidade e uma desburocratização no processo. “Antes, o empreendedor precisava ir em vários locais diferentes, para conseguir solicitar seu registro. Agora, basta ir a um único local, a Sala do Empreendedor, o que vai andar serão os papéis, a Sala do Empreendedor fará todo o procedimento e a abertura das empresas vai ocorrer em até cinco dias”, destaca. O espaço foi criado para atender a demanda dos novos empreendimentos e também as necessidades de informações e serviços para micro e pequenas empresas.

Esse novo sistema, é destaque, pois representa mais agilidade para os negócios. Durante o evento, a primeira empresa que deu entrada na Sala do Empreendedor, Douglas Tornearia e Serviços LTDA recebeu seu alvará provisório, dispensando a vistoria prévia da vigilância sanitária, por ser um negócio de baixo risco. Com isso, a concessão do documento foi feita em quatro dias, evitando grande burocracia, e permitindo que a empresa comece a operar imediatamente.

O secretário-geral da JUCERGS, Cleverton Signor, que esteve representando a Junta no evento, disse que a integração de Três de Maio à RedeSimples, representa um novo marco para a população da cidade e adjacências, ressaltando que a iniciativa vem atender uma antiga demanda dos usuários e clientes da Região. “Vemos em Três de Maio uma gestão empenhada em promover o empreendedorismo, isso é muito importante para os empresários e escritórios contábeis, mostra que a Prefeitura está buscando o melhor para o município. A nossa meta é que a RedeSimples assegure uma maior agilidade e segurança aos nossos usuários”, finalizou Signor.

Segundo o Gerente Regional do Sebrae, Armando Pettinelli, o município de Três de Maio, através do trabalho da Prefeitura, entra a partir deste ano em um novo patamar de desenvolvimento da economia. “Observamos hoje, Três de Maio, através do trabalho do Prefeito Copatti, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulino, como um município que está alcançando um grande avanço na políticas de desenvolvimento econômico, isso é muito importante para a população, e o SEBRAE é parceiro do município nessa caminhada”, destacou.

O prefeito de Três de Maio, Altair Francisco Copatti, destacou que a Redesimples é um incentivo à economia e geração de emprego do município. Um dos objetivos, segundo ele, é que mais microempreendedores possam formalizar suas empresas e contar com vários benefícios que a informalidade não oferece aos empresários. Segundo o Prefeito, o foco do trabalho da sua gestão frente ao Executivo Municipal, é melhorar a vida da comunidade, fornecer uma Educação de qualidade às crianças, saúde para a população e desenvolvimento de políticas públicas com vistas à qualidade de vida das pessoas, e segundo ele, o desenvolvimento da Economia faz com que os demais eixos de trabalho cresçam e sejam possíveis. “Queremos proporcionar aos nossos empresários a facilidade e a agilidade em poder ter sua empresa legalizada, por isso, desde o início deste ano estamos empenhados em trazer esses avanços para a comunidade, assim, vamos oportunizar facilidade ao abrir as empresas e estimular o crescimento empresarial, beneficiando a comunidade, através de mais oportunidades de emprego e aumentando a arrecadação municipal, o que permite mais investimentos em saúde, educação, obras e desenvolvimento como um todo”, finaliza.

Texto: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fotos: Diogo André Wolf