Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa de Fórum Regional de Turismo

Fórum é composto pelos municípios que fazem parte da Rota do Rio Uruguai


Na última semana, estiveram reunidos na sede da Associação de Municípios da Grande Santa Rosa, os representantes municipais que integram o Fórum Regional de Turismo CODETUR Rota do Rio Uruguai.

A Prefeitura de Três de Maio foi representada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulino Menegat. O secretário explicou que o turismo não é muito fomentado na região, por isso dialogou-se sobre uma rota turística regional, na qual os turistas passariam algumas horas em cada um dos municípios, destacando assim todos.

Segundo o secretário, a principal finalidade da reunião foi de repassar informações sobre a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que está sendo fechado pelo Ministério do Turismo, o qual servirá de referencial para liberação de recursos orçamentários do Governo Federal, voltado ao desenvolvimento do turismo.

Os municípios que não constarem no referido mapa poderão não conseguir a aprovação de projetos (inclusive emendas parlamentares) voltados a esse setor da economia, especialmente no que se refere à infraestrutura  e promoção do turismo. O secretário destaca que esses recursos provenientes do Governo Federal, podem ser utilizados em obras de infraestrutura, por isso, a importância da adesão ao programa.

O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, assinou o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, na qual o município de Três de Maio se compromete em destinar recursos orçamentários para o turismo, constituir ou reativar o colegiado do turismo, caso não esteja ativo, elaborar planejamentos voltados ao turismo, entre outras ações.

Para serem incluídos ou continuar  no mapa do Turismo Brasileiro  os municípios tiveram que apresentar os documentos comprobatórios, à coordenadoria Regional do Turismo, conforme listado no edital do Ministério até o dia 31/05/2017.

Texto: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Foto: AMGSR