Secretaria de Agricultura fomenta produção agroindustrial familiar

Obras de infraestrutura nas propriedades permitem melhoras nas produções


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está realizando importantes trabalhos na indústrias familiares do nosso município, trabalhos de infraestrutura para melhorar ainda mais a produção e consequentemente gerar mais renda e mais opções de alimentação para nossa população.

Nesta semana, a equipe da Secretaria prestou serviços para a empresa Laticínios Petry e para a empresa Hortaliças da Várzea, ambas tresmaienses.

A Hortaliças da Várzea, é uma produtora de mudas para comercialização de Alface, Rúcula, Couve, Temperos e Flores. Todo o processo é através de hidroponia, a técnica consiste em cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na empresa, a Secretaria de Agricultura realizou cascalhamento ao redor das estufas.

Já a Laticínios Petry, é uma empresa que beneficia leite, fundada em 2001, beneficiava no início de 60 a 100 litros de leite por dia, atualmente, a empresa trabalha com 60 a 65 mil litros de leite por dia, produzindo cerca de 6 à 7 mil quilos de queijo diariamente. Conta com 60 funcionários diretos e gera ainda mais empregos indiretos no transporte e na produção de leite. No local, a Secretaria realizou obras de infraestrutura para melhorar a drenagem de água no pátio da empresa e facilitar o trânsito dentro do local.

Segundo o Secretário de Agricultura, Sidnei Roos, a pasta tem o objetivo de fomentar a produção no interior do município e essas empresas além de gerar renda, empregam pessoas e fortalecem a economia rural, seja direta (através da comercialização dos produtos e empregos), ou indiretamente (através dos seus fornecedores).

O secretário visitou as obras nos locais, acompanhado da vice-prefeita, Eliane Fischer e da Coordenadora Agropecuária da Secretaria, Josiane Boz.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fale Conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 ou (55) 98129-4324