Técnicas para jardins é tema de curso em Três de Maio

Curso ainda abordou a questão de podas e controle de pragas em plantas ornamentais


A Prefeitura de Três de Maio, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Políticas da Mulher e Secretaria de Obras, está realizando um curso de Jardinagem, ministrado pelo SENAR-RS, através do Sindicato Rural.

O curso, teve como objetivo aprimorar técnicas de jardinagem, abordando os temas: Ecologia, partes da planta e suas funções, grupos de plantas: uso para jardim, caracterização do solo, irrigação, seleção, distribuição e plantio de mudas, manutenção das plantas de interior, exterior e ferramentas utilizáveis, controle de pragas, doenças e uso do EPI, higiene e segurança no trabalho.

A participante do curso, Conceição Moura, falou que quando soube do curso logo se interessou e realizou a inscrição. “Eu fiquei muito feliz de ter uma oportunidade como esta aqui em Três de Maio, um curso de três dias, com técnicas que são fáceis de aplicar, quando fiz a inscrição pensei que poderia ser uma boa oportunidade para tirar dúvidas, pois muitas vezes alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de desenvolver a técnica correta”, destaca.

O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR-RS, Marelite Scherer, que explicou que os participantes do curso puderam aprender mais sobre o plantio de flores, além da correta adubação, e a questão das podas também foi pauta das aulas. Marelite ainda fala que o SENAR quando desenvolve cursos, precisa principalmente do apoio e integração com o Poder Público, e que isso aconteceu em Três de Maio, tanto que o curso será disponibilizado uma segunda vez, devido à grande procura.

O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, destacou que a Prefeitura tem interesse em fomentar cursos e capacitações em parcerias com entidades como o SENAR, proporcionando conhecimento para a população, seja para embelezar o jardim da própria casa, seja para desenvolver trabalhos e aumentar a renda familiar. “Mantendo os jardins das nossas casas bonitos, estamos deixando a cidade bonita, e temos muito interesse em ampliar cada vez mais os cursos de capacitação para a comunidade, para que além de um apoio ao aumento da renda, exista integração entre as pessoas”, afirmou Copatti. O prefeito ainda agradeceu o belo trabalho de jardinagem que foi iniciado em frente ao Palácio Municipal pelos alunos do curso.

Ao todo, 19 pessoas participaram da capacitação, que teve início na manhã de segunda-feira com carga horária de 24 horas, contemplando atividades teóricas e práticas, as aulas teóricas foram ministradas no Auditório da Prefeitura e as práticas foram realizadas no pátio da Prefeitura de Três de Maio.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação